Plataformas de Ação

HomePlataformas de Ação

 Como-Construir-Uma-Rede-de-Contatos-0

JOB é um programa desenvolvido pela Câmara de Comércio, em conjunto com os seus associados, com o objetivo de reduzir o desemprego e desenvolver a economia.

Pretende incentivar a colocação de desempregados no mercado de trabalho, melhorar as suas condições de empregabilidade, bem como, paralelamente, a qualificação e modernização do tecido empresarial português.

Funciona em dois eixos de atuação. O primeiro eixo consiste numa plataforma eletrónica para ligar empresas e talentos, divulgando oportunidades de emprego das empresas e currículos dos talentos. O segundo eixo consiste num conjunto de medidas desenvolvidas em parceria para e com as empresas, estabelecendo e agilizando as relações com organismos públicos e outras entidades (nacionais e estrangeiras) de forma a identificar novas formas de atuação e trazer valor acrescentado para os recursos humanos necessários para o desenvolvimento das empresas.

logo-ipd-100200

Lançado em 2012, O Interior Precisa Disto é uma plataforma tecnológica promovida pela Câmara de Comércio que permite á população local dos distritos do interior de Portugal, identificar e mapear oportunidades de negócio e outras necessidades nesses distritos. Tem o objetivo de colmatar as assimetrias existentes em relação ao litoral, sobretudo ao nível do desenvolvimento de serviços e de alguns sectores da economia. É muito importante, e uma mais valia relevante, que estas assimetrias possam ser conhecidas, analisadas, discutidas e divulgadas para que mais facilmente sejam solucionadas.

A componente de recrutamento desta plataforma  com o nome de “Emigre Cá Dentro” foi totalmente integrada dentro do nova plataforma JOB@Chamber. Esta nova bolsa de emprego continua a apresentar as ofertas de emprego das várias regiões do País continuando, por um lado a promover a criação de emprego nestas regiões e por outro, a promover a migração nacional de população aumentando assim a densidade populacional contribuindo ao mesmo tempo para a diminuição da taxa de desemprego nacional.

academy_cube_RGB

O Academy Cube é uma plataforma tecnológica de emprego e formação suportado num algoritmo de correspondência único. Com base na avaliação dos currículos e dos conhecimentos dos candidatos, a plataforma identifica e recomenda cursos específicos para estes talentos obterem as qualificações necessárias para se candidatarem à função que pretendem.

Os mais de 130 cursos são de caráter prático, em formato e-learning e são fornecidos pelas próprias empresas, como é o caso da Festo e SAP, baseados nos seus processos juntamente com as Universidades e outros parceiros da plataforma cobrindo diversas áreas como Big Data Management, Engenharia, Gestão de Qualidade, Segurança e Engenharia Informática sendo geralmente gratuitos.

Os candidatos ao aderirem à plataforma, além de terem acesso a este sistema de correspondência entre currículos e mais de 600 ofertas de emprego, têm ainda a oportunidade de estabelecer contactos com empresas internacionais.

Outras Medidas